Taboo

Taboo

Uma exploração dos princípios de design para a criação ou investigação de artefactos de design para explorar temas tabu.

Os investigadores que se envolvem no Design Participativo frequentemente deparam-se com temas tabu, que são difíceis de abordar tanto com os participantes como dentro da própria equipa de investigação. No cerne das atividades de design participativo está a criação de artefactos – por vezes também chamados de estímulos – que facilitam a comunicação entre os investigadores de design e os participantes. Exemplos destes artefactos incluem cartas de atividade, objetos especulativos, protótipos de objetos ou espaços, fotografias…

À medida que o mundo ocidental aborda cada vez mais questões de Diversidade e Inclusão, a investigação em design é também levada a explorar territórios ainda pouco explorados, resultando num aumento do número de temas tabu abordados pelos investigadores de design, como a sexualidade e intimidade, a morte ou a religião. Pode-se argumentar que o próprio tema do "futuro" pode ser considerado um tabu face às crises sociais e climáticas, ou ao que alguns académicos chamam de "permacrise". Esta expansão levanta igualmente questões sobre que tipo de artefactos de design podem ser utilizados para mediar melhor a comunicação entre investigadores de design e participantes, bem como sobre quais as características que esses artefactos devem ter para serem usáveis, úteis, significativos, eficazes e apropriados.

Para contribuir para este esforço dentro da investigação em design, propomos a utilização de uma abordagem de Investigação através do Design para desenvolver ferramentas que possam apoiar investigadores e profissionais. Por outras palavras, desenvolveremos artefactos de design que serão utilizados como meios de exploração na nossa investigação, podendo ser experimentados e validados pela comunidade de investigação em design.

Resultados do Projeto

No final do projeto, esperamos ter:

– Uma identificação dos aspetos com os quais, neste momento, os investigadores em design que trabalham com temas tabu enfrentam dificuldades;

– Um conjunto de princípios de design para orientar os investigadores em design na criação de artefactos para os processos de investigação;

– Uma coleção de artefactos experimentais para demonstrar como é que os princípios de design se materializam.

Entidade financiadora